Benfica vence Académica por 5-1 e continua na liderança da Liga NOS

Benfica vence Académica por 5-1 e continua na liderança da Liga NOS

17

O SL Benfica recebeu e venceu, este Sábado, a Académica, por 5-1, em encontro a contar para a 28ª Jornada da Liga NOS 2014/2015, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

Como a Académica não conhecia o sabor da derrota nos últimos 9 jogos, esperava-se que os “estudantes” dessem um bom espectáculo e colocassem enormes dificuldades aos comandados de Jorge Jesus.

No entanto, o Benfica apresentou-se com um caudal ofensivo impressionante e não deu qualquer possibilidade de resposta à Académica, que apesar de jogar com 5 defesas sofreu 3 golos em 20 minutos.

Jardel, Jonas e Lima (através de uma grande penalidade, que deixou dúvidas, não quanto à falta – que existe – mas quanto ao local da mesma) deram a tranquilidade que Jorge Jesus pedira na véspera, e o Benfica passou a gerir o tempo e o resultado.

Até ao intervalo, os “encarnados” tiveram mais um par de oportunidades para dilatar o resultado, mas este só iria modificar no início da segunda metade, para algum desagrado dos adeptos “encarnados” que queriam mais golos, pois a diferença entre golos marcados e sofridos pode vir a ser determinante para se decidir o campeão, isto se o FC Porto vencer todos os jogos até ao fim da competição, sendo que no jogo da Luz terá que o fazer por 2-0.

Na segunda metade, esperava-se mais calma, mas foi o período que teve mais emoção, não pelo número de golos, mas pelo simbolismo que tiveram, pois foram marcados por jogadores que há muito tempo não sentiam o prazer de festejar um tento.

Não foi o caso de Jonas, que aumentou o seu “score” pessoal para 12, mas foi o caso de Rafael Lopes e de Ljubomir Fejsa; o academista não marcava há 4 meses, enquanto o benfiquista não o fazia (e também não jogava) há 1 ano, devido a duas lesões, que levaram o sérvio à mesa de operações por duas vezes.

Depois da emoção do golo do sérvio, os benfiquistas ainda puderam aplaudir a estreia de Jonathan Rodriguez, que veio no Mercado de Inverno para a equipa B, mas depois de brilhantes exibições e muitos golos, Jorge Jesus promoveu-o à equipa principal.

Foi um tarde brilhante, com muitos golos, emoção, festa e uma vitória do Benfica, que mantém os “encarnados” na liderança da competição e a um pequeno passo de se sagrar bi-campeã nacional.

Já a Académica, com o desaire, fica na 14ª posição, mas poderá vir a ser ultrapassada pelo V. Setúbal, que amanhã recebe o Sporting num dos jogos mais aguardados desta jornada.

Golos

1-0 Jardel (8 minutos)
2-0 Jonas (11 minutos)
3-0 Lima (19 minutos)
4-0 Jonas (53 minutos)
4-1 Rafael Lopes (80 minutos)
5-1 Ljubomir Fejsa (84 minutos)

MVP da partida: Jonas (Benfica)

Jornalista: João Miguel Pereira