Benfica termina o ano na liderança do Campeonato

Benfica termina o ano na liderança do Campeonato

337

Nesta 11ª jornada, para além da vitória no Clássico da Luz, que deixa os dragões a nove pontos de distância, as águias beneficiaram da derrota do segundo classificado e invicto até este Domingo, a UD Oliveirense, garantindo sete pontos de vantagem a dois jogos do final da primeira volta.

A equipa de Oliveira de Azeméis foi surpreendida perante o seu público por uma AD Valongo que já se esperava fosse tornar a tarefa complicada ao grupo liderado por Tó Neves. Ainda assim, a contundente vitória por 1-5 dos pupilos de Paulo Pereira não deixa de causar alguma surpresa pelos número registados.

Quem também beneficiou das derrotas de UD Oliveirense e FC Porto foi o OC Barcelos, que venceu em Vale de Cambra por 0-3. Os barcelenses ultrapassaram os azuis-e-brancos na classificação e somam agora os mesmos 26 pontos da UD Oliveirense, mais dois que o FC Porto. E na próxima jornada, a primeira de 2016, FC Porto e UD Oliveirense defrontam-se no Dragão Caixa.

A tentar reentrar na luta por um lugar na Liga Europeia, o Sporting CP – que não vencia longe do Livramento para o Campeonato desde 31 de Outubro – venceu a Física em Torres Vedras por 4-8 e está agora, tal como a AD Valongo, a sete pontos do quarto lugar, ocupado pelo FC Porto.

Sporting CP e AD Valongo olham para cima para os quatro lugares de apuramento para a próxima edição da Liga Europeia, mas não podem descurar os perseguidores. Apenas a um ponto, com 16, estão CD Paço de Arcos – vitorioso sobre a AD Sanjoanense por 9-6 – e a AJ Viana, cuja partida com o Candelária SC foi adiada devido ao mau tempo que assolou o arquipélago dos Açores.

Na mais inglória luta pela manutenção, o HC Turquel venceu o HC Braga por 7-1 e alcançou os bracarenses e a Física na classificação, com 10 pontos, deixando AD Sanjoanense, HA Cambra e Candelária SC mais sós no fundo da classificação. O lanterna-vermelha, Candelária SC, tem menos um jogo mas uma eventual vitória não o livra dos três lugares ‘malditos’ do fundo da tabela.

SL Benfica - Troféu Campeãs Nacionais Hóquei em Patins 2014/15Hóquei Feminino: SL Benfica recebe o troféu de Campeão Nacional

Aproveitando a realização do Clássico entre as equipas séniores masculinas do SL Benfica e do FC Porto, a equipa feminina do Sport Lisboa e Benfica recebeu as faixas, medalhas e troféu de campeão nacional 2014/15. As tricampeãs nacionais receberam das mãos do vice-presidente para o hóquei em patins, Paulo Rodrigues, o troféu por uma conquista apenas decidida na diferença de golos.

As encarnadas venceram todos os 14 jogos da primeira fase na zona Sul, mas encontraram nas vice-campeãs da Académica de Coimbra um rival à altura na segunda fase. As duas equipas terminaram a fase decisiva do Nacional invictas, registando apenas empates nas duas partidas entre si. No entanto, à diferença de 43 golos das estudantes entre marcados e sofridos, as águias responderam de forma avassaladora, com 107 tentos de saldo positivo.