Benfica punido com a perda de 5 pontos na Liga NOS devido...

Benfica punido com a perda de 5 pontos na Liga NOS devido ao caso “Deyverson/Rosa”

90

Mais uma “bomba” está prestes a rebentar no futebol português: a Federação Portuguesa de Futebol prepara-se para notificar a Liga de Clubes exigindo a retirada de 5 pontos ao Benfica na classificação da Liga NOS.

Este é o castigo aplicado ao clube “encarnado” depois de analisada a queixa apresentada pelo Sporting sobre a ausência de Deyverson e Miguel Rosa (na altura os melhores jogadores do plantel de Belenenses) no encontro entre o Benfica e os “azuis” do Restelo, disputado no passado dia 6 de Dezembro.

Na véspera do desafio, Lito Vidigal (treinador do Belenenses, à data dos factos) referiu que os jogadores estavam em condições de jogar e por isso tinham sido convocados.

No entanto, cerca de 24 horas depois, os dois jogadores não estavam escalados para jogar e nem sequer se sentaram no banco de suplentes, assistindo ao jogo num camarote do Estádio da Luz.

O Sporting sentiu-se lesado e apresentou uma queixa baseando-se no artigo 52 do Regulamento de Competições que impede que haja acordo entre clubes para o impedimento de utilização de jogadores emprestados.

Aqui o caso complica-se, pois Deyverson e Miguel Rosa não estavam emprestados pelo Benfica, mas o clube liderado por Luís Filipe Vieira tem uma opção de recompra e pode decidir a cedência dos atletas, independentemente da vontade do Belenenses.

Foi o que aconteceu a Deyverson, que foi cedido ao Colónia, apesar do clube do Restelo se opor a esta “venda”, pois queria continuar a contar com a colaboração do jogador.

Para “compensar” esta perda, o Benfica cedeu ao Belenenses (alegadamente nas mesmas condições) o jovem Rui Fonte, que foi chamado por Fernando Santos para o recente encontro com Cabo Verde.

A queixa do Sporting, primeiro foi arquivada pela Liga de Clubes, por não haver provas de qualquer dolo, mas foi reaberta pela FPF, por considerar que havia matéria que deveria ser investigada.

Depois de todas as investigações, a FPF prepara-se então para punir o Benfica, o que vai provocar uma autêntica revolução na classificação geral da Liga NOS e na luta pelo título nacional.

A decisão ainda não foi tornada oficial (e por isso não há reacção dos envolvidos), mas a punição é mesmo esta: retirada de 5 pontos ao Benfica (os 3 da vitória sobre o Belenenses, passando os “azuis” a somar mais 3 pontos, e mais 2 de castigo).

Esta punição é a mesma já aplicada a clubes da 2ª Liga que a determinada altura cometeram erros que custaram muito caro aos clubes envolvidos, um deles o Sp. Braga “B”.

A perda de 5 pontos por parte do Benfica, coloca os “encarnados” na 2ª posição da Liga NOS, com menos 2 pontos que o FC Porto e mais 4 que o Sporting, enquanto o Belenenses (com o ganho de 3 pontos) ultrapassa Rio Ave e P. Ferreira colocando-se na 6ª posição, a 1 escasso ponto do V. Guimarães e da Liga Europa da próxima época.

Jornalista: João Miguel Pereira