Benfica perde com Sheffield Wednesday no 1º jogo do estágio inglês

Benfica perde com Sheffield Wednesday no 1º jogo do estágio inglês

Num estádio marcado pela tragédia, o Benfica não conseguiu superiorizar-se à equipa treinada por Carlos Carvalhal e acabou por perder pela diferença mínima

70

O SL Benfica perdeu com os ingleses do Sheffield Wednesday, por 1-0, em encontro particular, disputado esta 4ª Feira no Estádio Hillsborough, em Sheffield (Inglaterra).

Antes de passarmos à crónica do excelente desafio, um pequeno aparte para recordar uma tragédia ocorrida precisamente no mesmo palco onde os “encarnados” jogaram hoje.

A 15 de Abril de 1989, o estádio ficou marcado para sempre devido à Tragédia de Hillsborough, incidente onde morreram 96 pessoas, alegadamente provocado por hooligans do Liverpool, que tentaram entrar nas bancadas quando estas já se encontravam cheias.

A pressão de alguns adeptos foi tanta, que os que estavam mais perto do relvado para assistir ao encontro entre os “reds” e o Nottingham Forest (Meias-Finais da FA) foram esmagados contra as grades de segurança (que separavam as bancadas do relvado) e acabaram por morrer sufocadas.

Depois desta tragédia, os estádios ingleses sofreram algumas alterações, nomeadamente a retirada das grades de segurança, bancadas com cadeiras individuais numeradas e abolição das “gerais” (zona das bancadas onde as pessoas ficavam de pé e apoiadas numas pequenas barras de ferro).

Em relação ao encontro, o Benfica até entrou melhor, mas aos poucos os comandados de Carlos Carvalhal começaram a dominar os acontecimentos, apesar das constantes indicações do técnico Rui Vitória.

Aos 21 minutos, o melhor elemento em campo, o avançado argentino Forestieri, marcou o único golo da partida, depois de rematar cruzado após uma bela jogada de ataque do Sheffield Wednesday.

Até ao intervalo, o jogo manteve a mesma toada, mas na segunda metade, o Benfica apareceu com 6 alterações e com um nível de jogo completamente diferente, para natural satisfação dos adeptos portugueses presentes nas bancadas do anfiteatro inglês.

Vendo o perigo rondar a sua baliza, o conjunto inglês baixou as suas linhas mais recuadas e começou a “asfixiar” o Benfica na zona defensiva, impedindo que o conjunto português fizesse o golo do empate.

Esta é a primeira derrota do Benfica na pré-época, mas pior que esta questão é a lesão de Zivkovic, que nos minutos finais queixou-se de uma mazela e teve de sair do relvado em ombros e directamente para os balneários.