Barreiro participa no European Cycling Challenge 2015

Barreiro participa no European Cycling Challenge 2015

22

O Barreiro vai participar no European Cycling Challenge – ECC2015, que decorrerá de 1 a 31 de Maio. As inscrições, gratuitas, já se encontram abertas e decorrem até ao final de Maio.

European Cycling Challenge 2015O anúncio oficial da participação do Concelho neste ‘Desafio Entre Cidade’ à escala europeia foi tornado público na 6ª reunião ordinária do Conselho Local de Mobilidade (CLM), na noite da Sexta-feira (10 de Abril), no centro comercial Forum Barreiro. Nesta sessão foi ainda apresentada a Estratégia Municipal para a Mobilidade Ciclável (EMMC), com proposta de rede Ciclável para o Concelho e Intermunicipal.

Em 2015, a Autarquia prevê implementar sete percursos cicláveis, ou seja, cerca de quatro km ‘lineares’, o que, em termos práticos, podem significar o dobro em distância operacional. Serão ainda introduzidos sete parques de estacionamento com mais de 70 lugares para estes veículos.

Trata-se de “o fechar da malha”, disse o Vereador da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) responsável pelas áreas do Planeamento, Ordenamento do Território, Ambiente, Paisagismo e Mobilidade, Rui Lopo – importante para o “conceito de rede”; “Depois de fechar a malha logo crescemos”, acrescentou.

Podem, até, ser mais de quatro quilómetros, caso se concretizem de um conjunto de operações urbanísticas em mente”, recordou.

De acordo com o Chefe da Divisão de Planeamento, Ambiente e Mobilidade, João Paulo Lopes, a bicicleta é encarada como uma “alternativa viável ao transporte individual, principalmente nas deslocações urbanas de curta distância”, sublinhando o caráter “equitativo e inclusivo” deste meio.

A EMMC propõe para o futuro uma rede composta por 87 troços cicláveis, numa extensão global linear de 67,1km, superior a 100km operacionais, com base em três tipologias de percurso: pista ciclável, faixa ciclável ou via banalizada.

A Rede Ciclável Intermunicipal integra o Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal. Fazem dele parte, além de Barreiro, as câmaras do Seixal, Palmela, Moita e Sesimbra. A EMMC vai estar em discussão pública.

ECC 2015

O ECC, este ano na 4ª edição – reconhecido em 2013 com o Prémio CIVITAS da Comissão Europeia –, promove a competição saudável entre cidades europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário. As inscrições podem ser efetuadas na Internet, na página do Challenge, até 31 de Maio. É disponibilizada uma aplicação, baseada na tecnologia GPS, que, uma vez descarregada, soma, em tempo real, as distâncias percorridas e contabiliza os quilómetros das equipas. Os resultados – do âmbito local ao global – são permanentemente actualizados e disponibilizados.

Em Portugal, além do Barreiro, também está inscrita a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Não há limite de inscrições para este desafio organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local. Em 2014, o ECC contou com a participação de 32 cidades, entre as quais Roma, Oslo, Barcelona, Bristol, Lille, Bologna e Pádua – uma total de 14 milhões de pessoas, 17000 ciclistas, mais de 1,5 milhões de km percorridos (quatro vezes a distância terra-lua e quase 40 vezes a volta do mundo) e cerca de 183 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera. Em 2014 o ECC foi vencido pela cidade polaca de Varsóvia. Talinn (Estónia), conquistou 2012 e 2013.

O CLM é composto por representantes de diversas instituições, entre elas, associações de pais, PSP, Associação de Cicloturismo FidalByke, e uniões de Freguesia; reúne uma/duas vezes /ano.