Baja Proença-Oleiros: Maio, Borrego e Lopes vencem as suas categorias

Baja Proença-Oleiros: Maio, Borrego e Lopes vencem as suas categorias

93

Sob um calor abrasador e com uma excelente organização da Escuderia Castelo Branco terminou esta tarde a Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação, a quinta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que teve como vencedores António Maio nas motos, Beto Borrego nos Quad e João Lopes nos UTV. Resultados que vieram confirmar o domínio que tem sido exercido esta temporada tanto por Maio, que soma a sua quarta vitória, como Lopes que regista o seu terceiro triunfo. Já nos Quad, Beto Borrego foi o primeiro a bisar esta temporada

Maio a 9 pontos de ser campeão

Nas motos António Maio foi um claro vencedor. Depois de uma vitória clara no prólogo, o piloto da Yamaha geriu bem a sua corrida, que teve no campeão Mário Patrão o segundo classificado. O agora piloto da KTM ainda se mostrou no primeiro troço, onde ficou apenas a 8 segundos de Maio, mas este forçou o andamento no segundo sector selectivo e terminou com uma vantagem superior a três minutos.

É a quarta vitória consecutiva de António Maio, que está apenas a 9 pontos de se sagrar campeão. Excelente prestação de Hélder Rodrigues que no espaço de quinze dias sobe pela terceira vez ao pódio: na Tunísa, onde venceu, na Sardenha e agora Proença, onde é terceiro classificado. O consagrado piloto oficial da Yamaha ficou a 5 minutos de Maio e terminou com uma vantagem de 2m12s para Gustavo Gaudêncio em Honda, que venceu entre os concorrentes da classe TT1. 5ª posição para Ruben Faria, 2º entre as TT2 e sexto lugar final para Fausto Mota (KTM), o mais rápido de entre os concorrentes à Classe TT3.

Beto Borrego vence mas Tiago Gomes mantém a liderança

Entre os Quad, Beto Borrego em Yamaha venceu, convenceu, mas ainda está dependente de Tiago Gomes para reconquistar o título de campeão. O piloto da Suzuki foi segundo classificado a mais de seis minutos do vencedor, enquanto no terceiro lugar ficou o veterano António Moreira.

João Lopes soma e segue

Tal como nas motos, João Lopes não tem tido rival esta temporada entre os UTV/Buggy. Aos comandos de um Polaris RZR 1000, o campeão 2012 impôs-se no confronto directo com os principais adversários, mas desta vez teve de superar um fortíssimo ataque de Bruno Martins, que venceu o derradeiro troço e terminou apenas a 22s. Autor de uma prova notável, Bruno Martins foi ainda o mais rápido entre os Buggy. O pódio completou-se com mais um Polaris, o de Teo Viñaras, piloto espanhol que recentemente venceu em Loulé e que ocupa a segunda posição no campeonato. Nas três posições seguintes outros tantos Polaris: os de Roberto Viñaras, o vencedor desta prova no ano passafo, Miguel Jordão e Pedro Santinho Mendes.