Aston Martin Racing vence Mundial de Endurance da FIA com Dunlop

Aston Martin Racing vence Mundial de Endurance da FIA com Dunlop

Na 1ª temporada a trabalhar com a Dunlop, a Aston Martin Racing conseguiu 2 títulos na sua última prova no Mundial de Endurance, nas 6 Horas do Bahrein.

55

Na primeira temporada a trabalhar com a Dunlop, a equipa Aston Martin Racing conseguiu dois títulos na sua última prova no Mundial de Endurance (WEC), nas 6 Horas do Bahrein. Nicki Thiim e Marco Sørensen venceram o Mundial de Endurance para pilotos GT, enquanto a equipa ganhou o Troféu do Campeonato do Mundo de Endurance para equipas GTE Pro.

LMGTE

Nicki Thiim e Marco Sørensen venceram a última prova da temporada, com o Aston Martin Racing Vantage #95, equipado com pneus Dunlop, conseguindo desta forma o total de vitórias (5) do ano. A equipa dinamarquesa posicionou-se em primeiro lugar na primeira metade da prova e, com a excepção de 26 voltas, de um total de 174, liderou todas as restantes. O número total de pódios conseguidos pela Aston Martin e Dunlop ascende a 9 no primeiro ano de colaboração.

LMP1 Equipas privadas

Rebellion Racing venceu a sua última prova na categoria privada LMP1, alcançando a vitória com uma vantagem de quatro voltas. A equipa venceu 8 das 9 provas em 2016, no primeiro ano a competir com pneus Dunlop.

LMP2

G-Drive Racing protagonizou uma recuperação espectacular desde o final da tabela, após superar um problema técnico durante a qualificação, para finalmente conseguir o triunfo, a sua terceira vitória consecutiva no campeonato. Desde a 31ª posição, a equipa subiu rapidamente vários lugares, ultrapassando os carros GT e situando-se em 6º em LPM2, depois da primeira hora de prova. Após quatro horas, o trio composto por René Rast, Alex Brundle e Roman Rusinov posicionou-se em 3º lugar. Uma batalha épica pelo segundo lugar, com o Rast na frente no final da ronda, alcançando a liderança a 11 voltas.

Resultados completos da prova | Classificações do Campeonato

Comentários de Xavier Fraipont, Director da Dunlop Motorsport e Moto para EMEA

“É um grande feito ganhar os Campeonatos de pilotos de GT e Equipas GTE Pro com a Aston Martin Racing, no primeiro ano de colaboração. Após um longo período de sucesso na categoria Protótipo, escolhemos assumir o desafio de uma colaboração no Campeonato do Mundo de Endurance GTE”.

“Criámos uma relação aberta e construtiva com a Aston Martin Racing. Esta colaboração foi essencial para ganhar o campeonato, reflectindo-se num enorme trabalho de equipa entre ambas as marcas. Estamos muito gratos a John Gaw, David Richards, Dan Sayers e a todas as pessoas que fazem parte da equipa Aston Martin Racing”.

“G Drive Racing e Jota Sport fizeram uma excelente prova, recuperando a partir das últimas posições até aos lugares do pódio, demonstrando a sua força. É, por isso, essencial, agradecer-lhes também a eles e a todos os membros das nossas equipas do paddock. Estamos aqui exclusivamente por eles, e este foi um grande ano”.

“Vamos ter pouco tempo para celebrar esta vitória, já que continuamos com o programa de testes para 2017, que se iniciou em Setembro. Estamos a desenvolver novas tecnologias para LMP e GT, com um intenso calendário de avaliação até ao começo das temporadas de ELMS, VLS e WEC em 2017”.