Área Metropolitana de Lisboa já pedala no European Cycling Challenge

Área Metropolitana de Lisboa já pedala no European Cycling Challenge

A Área Metropolitana de Lisboa já 'pedala' nesta competição saudável entre cidades/regiões europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário

63

O European Cycling Challenge (ECC), que vai na sua 6ª edição, já arrancou. A Área Metropolitana de Lisboa (AML) já ‘pedala’ nesta competição saudável entre cidades/regiões europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário, que decorre até 31 de Maio. A equipa AML é composta por 18 ‘subequipas’ – os municípios que compõem a região –, entre os quais, o Barreiro, que, desde 2015, ‘pedala’ no ECC.

As inscrições para integrar a equipa AML, gratuitas, prolongam-se até ao final do desafio, ou seja, até 31 de Maio; podem ser efectuadas descarregando a Aplicação Naviki (em http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=6301 encontra-se um tutorial que explica os passos para efectuar a inscrição).

Edição do ano passado com novo recorde

Sendo a ‘contabilidade’ dos quilómetros baseada na tecnologia GPS, através de uma aplicação descarregada para o smartphone dos inscritos – que regista deslocações, soma, em tempo real, das distâncias percorridas e soma dos quilómetros totais das equipas –, uma das mais-valias deste desafio passa pelo Heatmap, registo gráfico, representado por cores, que permite a visualização das principais vias utilizadas.

Na edição do ano passado, um novo recorde foi estabelecido: 52 cidades de 18 países europeus e 46 mil participantes pedalaram mais de 4 milhões de km. O ‘pódio’ do desafio foi ocupado por cidades polacas: Gdansk, pela segunda vez consecutiva, conquistou o 1º lugar com cerca de 828.000 km percorridos. Wroclaw e Varsóvia foram segundo e terceiro classificados.

Este desafio é organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local. A edição de 2016 ganhou, novamente, o Prémio CIVITAS, da Comissão Europeia, distinguindo o ECC como a melhor iniciativa europeia para a Participação Pública.