Apuramento para o Mundial’2018: Portugal vence Andorra e disputa “Final” com a...

Apuramento para o Mundial’2018: Portugal vence Andorra e disputa “Final” com a Suíça

Cristiano Ronaldo, que começou o jogo no banco de suplentes, inaugurou o marcador e André Silva "selou" o resultado

22

Fase de Qualificação para o Euro'2016A Selecção Nacional venceu a sua congénere de Andorra, por 2-0, em jogo a contar para a 9ª Jornada do Grupo B da Fase de Apuramento para o Mundial’2018, disputado no Estádio Nacional de Andorra.

Devido ao facto de a equipa das quinas ter muitos jogadores em risco de suspensão (ou seja, se vissem o cartão amarelo não poderiam jogar frente à Suíça), o técnico Fernando Santos fez algumas alterações e iniciou o encontro com uma espécie de “formação B”.

Apesar de ter em campo Ricardo Quaresma, Gelson Martins e Bernardo Silva, Portugal sentia a falta do “abono” Cristiano Ronaldo e de outros jogadores criativos como José Fonte, Bruno Alves e William Carvalho.

Por isso, a primeira parte da Selecção Nacional foi muito fraca e sem grandes motivos de interesse, pois os jogadores não se conseguiam adaptar às condições da relva sintética e à forma de actuar da equipa de Andorra (bastante fechada e forte nas marcações).

Com um nulo ao intervalo em Andorra, e um 3-0 favorável à Suíça em Basileia, Fernando Santos teve de chamar os “pesos-pesados” e o primeiro foi naturalmente Cristiano Ronaldo.

Assim que “o melhor do Mundo” entrou em campo toda a gente se movimentou, ou seja, os adeptos portugueses passaram a acreditar e focaram-se no jogo, os fãs andorrenhos assustaram-se e tremiam, enquanto nos bancos de suplentes as indicações sucediam-se umas atrás das outras.

Aos 63 minutos, aconteceu o inevitável, isto é, o golo de Cristiano Ronaldo, que assim colocou Portugal em vantagem e igualou o polaco Robert Lewandowski na lista dos Melhores Marcadores desta Fase de Apuramento.

Em vantagem, Portugal passou a controlar o jogo e já aos 86 minutos chegou ao 2-0, com um golo de André Silva, que está a fazer uma boa época no AC Milan e já é seguido atentamente pelo Barcelona.

Com este resultado, e a natural vitória da Suíça sobre a já eliminada Hungria, Portugal continua na 2ª posição com 24 pontos, menos 3 pontos que a formação helvética, com quem Cristiano Ronaldo e seus pares vão “medir forças” na próxima 3ª Feira, numa autêntica final para as duas equipas.