Apuramento Euro’2016: Portugal vence Albânia e vê o torneio cada vez mais...

Apuramento Euro’2016: Portugal vence Albânia e vê o torneio cada vez mais perto

97

A Selecção Nacional “A” venceu, esta 2ª Feira, a sua congénere da Albânia, por 1-0, em jogo a contar para a 8ª Jornada do Grupo I da Fase de Apuramento para o Euro’2016, disputado no Arena Elbasan.

Depois da derrota com esta mesma Albânia no início da campanha para o Europeu em França (jogo que marcou a despedida de Paulo Bento como seleccionador nacional), a equipa portuguesa estava desejosa de vencer a formação báltica que mais cresceu nos últimos anos.

Fernando Santos sentiu necessidade de mudar o “onze” titular (após a decepcionante exibição com a França) e deixou Adrien Silva e João Mário no banco de suplentes, fazendo entrar Bernardo Silva e Miguel Veloso.

Com estas duas novidades a Selecção melhorou muito e Cristiano Ronaldo esteve perto de marcar por duas ocasiões, mas o guardião Berisha opôs-se com mestria e brilhantismo.

Já perto do intervalo, Nani e Bernardo Silva fizeram uma excelente combinação, mas o médio do Mónaco não conseguiu acertar com as redes contrárias, para natural desespero de Fernando Santos.

No início da segunda parte, a Albânia entrou decidida a vencer o encontro e exerceu uma enorme pressão sobre Portugal, que só conseguiu travar o ímpeto dos jogadores adversários com recurso a faltas, por vezes duras.

No entanto, nos últimos 15 minutos foi a vez de Portugal carregar no acelerador e partir em busca dos 3 pontos; Rui Patrício ainda apanhou um valente susto, quando viu a bola bater no poste da sua baliza, mas a partir daqui CR7 e Eliseu deram espectáculo e poderiam ter colocado a Selecção Nacional em vantagem.

Já no período de descontos, com Ricardo Quaresma em campo, Miguel Veloso correspondeu da melhor maneira ao cruzamento do seu colega (na marcação de um pontapé de canto) e fez vibrar o coração de milhões de portugueses, que já estavam a pensar em tirar a máquina de calcular das gavetas.

Ao que parece a máquina vai mesmo continuar guardada, pois agora falta apenas 1 ponto (em 6 possíveis) para a Selecção Nacional carimbar o passaporte para o evento na França.