Alto Tâmega junta a nata do pelotão nacional na sua 1ª Volta

Alto Tâmega junta a nata do pelotão nacional na sua 1ª Volta

21

A primeira edição da Volta ao Alto Tâmega, que vai realizar-se entre 22 e 24 de Maio, promete ser o emblema da forte ligação entre o ciclismo e os seis concelhos da região.

Volta ao Alto Tâmega - ApresentaçãoA prova, para equipas continentais e de clube, é uma forte aposta da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega para divulgar uma região com condições de excelência para a prática de diferentes disciplinas de ciclismo.

A Volta ao Alto Tâmega vai juntar a nata do pelotão nacional numa competição em quatro etapas, com um total de 335 quilómetros. A corrida começa às 17h30 do dia 22 de Maio com um prólogo de 5 quilómetros, em sistema de contra-relógio por equipas, a disputar em Chaves.

A etapa rainha será realizada no dia 23, ao longo de 197 quilómetros, com partida de Boticas, às 11h00, e chegada, cerca das 16h00, na serra do Larouco, Montalegre. No dia 24 a jornada competitiva é dupla. Às 9h00, o pelotão parte para uma viagem de 75 quilómetros, entre Valpaços e Ribeira de Pena, onde os corredores chegarão depois das 10h30. A partir das 16h00, corre-se o Circuito de Vila Pouca de Aguiar, na distância de 58 quilómetros.

Os corredores amadores e masters também marcarão presença, correndo o Troféu do Alto Tâmega Master, na manhã de dia 24, no mesmo Circuito de Vila Pouca de Aguiar, que, nessa tarde, decidirá o vencedor da corrida profissional.

A realização da Volta ao Alto Tâmega, que será organizada pela Fullsport, é o corolário da forte aposta no ciclismo dos seis concelhos do Alto Tâmega: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Calendário de corridas nacionais no Alto Tâmega

* 2 de Maio: Taça de Portugal de Enduro, Larouco/Montalegre
* 22 a 24 de Maio: Volta ao Alto Tâmega
* 31 de Maio: Taça de Portugal de Downhill, Ribeira de Pena
* 31 de Junho: Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, Ribeira de Pena
* 19 de Julho: Campeonato Ibérico Master, Vila Pouca de Aguiar
* 13 de Setembro: Taça de Portugal de Maratonas BTT, Chaves

Além destas corridas, espera-se o regresso da Volta a Portugal à serra do Larouco e os concelhos do Alto Tâmega vão acolher, em 2015, um total de 13 corridas regionais de Vila Real.