Agenda: Destaque para as Jornadas de Arbitragem em Anadia

Agenda: Destaque para as Jornadas de Arbitragem em Anadia

O próximo fim-de-semana fica marcado pela realização das primeiras Jornadas de Arbitragem, a 4ª prova da Taça de Ciclocrosse e o Critério Bento Pessoa

27

O próximo fim-de-semana velocipédico fica marcado pela realização das primeiras Jornadas de Arbitragem, em Anadia, pela quarta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, em Rebordosa, e pelo Critério Bento Pessoa, no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

O debate sobre o ciclismo actual, tendo a arbitragem da modalidade como ponto central da reflexão, será o prato forte das Jornadas de Arbitragem de Ciclismo, que vão realizar-se no próximo Sábado, entre as 11h00 e as 20h00, no Museu do Vinho, Anadia.

O programa conta com cinco painéis, juntando muitos protagonistas do ciclismo nacional em torno do mesmo objectivo: reflectir sobre a arbitragem, contribuindo para a melhoria desta área fundamental do ciclismo.

O primeiro painel vai debruçar-se sobre ‘acesso, formação e plano de carreira dos comissários’. O segundo painel abordará o ‘sistema de avaliação de comissários’. Segue-se um núcleo de debate sobre ‘critérios e normas de nomeação de comissários’. O penúltimo painel terá como mote ‘tecnologia na arbitragem’.

Antes da intervenção de encerramento, a cargo do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, haverá ainda tempo para pensar sobre ‘comportamento, ética, relações públicas e arte de avaliação técnica e desportiva da corrida’.

Também no concelho de Anadia, mas na freguesia de Sangalhos, corre-se no Domingo o Critério Bento Pessoa. As provas disputam-se no Velódromo Nacional, entre as 10h00 e as 16h30, estando agendadas competições de corrida por pontos, eliminação, perseguição por equipas e scratch.

Domingo é também o dia escolhido para a quarta etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, marcada para a freguesia paredense de Rebordosa. As provas arrancam às 9h30. Esta será a primeira oportunidade para vermos os novos campeões nacionais em acção, envergando as camisolas que os identificam como detentores do título.