Agenda de Ciclismo: Um fim de semana para descobrir campeões

Agenda de Ciclismo: Um fim de semana para descobrir campeões

127

O próximo fim-de-semana foi escolhido para a disputa dos Campeonatos Nacionais de Estrada, em todas as categorias etárias, masculinas e femininas, desde cadetes até aos masters. As provas distribuem-se por Braga, Cascais e Palmela. Na Quarta-feira realiza-se, em Guimarães, o Passeio Dia Um de Portugal.

As principais corridas são as de elite e de sub-23, que vão realizar-se entre 26 e 28 de Junho, em Braga. Na Sexta disputam-se as provas de contra-relógio individual. A partida e a chegada dos exercícios individuais vai acontecer na Rua José Afonso Machado, na freguesia de Tenões. Os sub-23 competem de manhã, a partir das 11h00, e terão pela frente 27 quilómetros. Os corredores de elite saem para a estrada às 16h00 para cumprir 36 quilómetros.

As provas de fundo vão realizar-se no Sábado, para sub-23, e no Domingo, para elite. Em ambos os casos, o circuito terá um perímetro de 16,1 quilómetros, destacando-se o encadear da subida do Bom Jesus, descida da Falperra e ascensão ao Sameiro, onde terminarão as corridas. Os sub-23 vão completar dez voltas e 161 quilómetros. A partida será às 15h00, prevendo-se a chegada para pouco depois das 19h00.

A corrida de elite adivinha-se um verdadeiro duelo de titãs. Aos principais craques lusos do pelotão nacional, vão juntar-se muitos dos emigrantes de luxo do ciclismo português. A prova terá 193,2 quilómetros, resultantes de 12 voltas. A partida será às 11h00 e a chegada cerca das 16h00.

As femininas, assim como os júniores e os cadetes masculinos, também vão disputar os títulos nacionais de contra-relógio e fundo, entre Sexta e Domingo, mas em Alcabideche, Cascais. As provas de contra-relógio serão disputadas a partir das 15h00 de Sexta-feira. Os júniores masculinos e as corredoras de elite feminina vão percorrer 18,9 quilómetros contra o cronómetro. Os cadetes e as restantes categorias femininas vão enfrentar um exercício individual de 9,5 quilómetros.

A tarde de Sábado, com início às 15h00, está reservada para a corrida de fundo para cadetes, que vão pedalar ao longo de 70,8 quilómetros. No Domingo de manhã, com tiro de partida às 9h30, disputam-se os títulos femininos. As corredoras de elite vão completar 96 quilómetros, as júniores vão cumprir 76,8 quilómetros, estando reservados 57,6 quilómetros para as cadetes e para as masters. Os júniores vão percorrer 126 quilómetros, a partir das 14h30.

Palmela vai ser palco do Campeonato Nacional de Contra-relógio Individual para masters masculinos e paraciclistas. As provas arrancam às 10h00 e o terminal rodoviário é o local de partida e de chegada.

Ainda durante a semana, na Quarta-feira, dia feriado em parte do país, sai para a estrada o Passeio Dia Um de Portugal, em Guimarães. A partida, às 10h00, acontece nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques. Na sétima edição deste evento, que assinala a Batalha de São Mamede, voltarão a existir dois percursos de baixa dificuldade, de modo a que todos possam juntar-se ao pelotão.

Entre as centenas de participantes vão estar nomes como Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, os actuais corredores profissionais Tiago Machado, César Fonte e Rui Sousa, e o antigo ciclista Cândido Barbosa.

Mais eventos oficiais

26 a 28 de Junho
* Cantanhede Bike Challenge

27 de Junho
* 9h00: Maratona BTT da Serra da Estrela, Penhas da Saúde
* 15h00: Taça Regional de XCO Juvenil, Vilar do Monte, Macedo de Cavaleiros
* 16h00: Subida Mítica da Ladeira da Rainha Santa Isabel, Coimbra
* 16h00: Ciclismo do Yoga, Velocité Café, Lisboa

28 de Junho
* 9h00: 3º Passeio BTT da Casa do Pessoal do Hospital de Vila Real
* 9h00: 2ª Rota BTT dos TrepaMontes, Valença
* 9h00: MoureBTT, Lufrei, Amarante
* 9h00: Passeio na freguesia de Caxarias, Ourém
* 9h00: IV Raid BTT da Igrejinha, Arraiolos
* 9h30: Circuito de S. Pedro, Macedo de Cavaleiros
* 9h30: Maratona BTT Amigos do Pedal de Lagares, Penafiel
* 9h30: 14ª Volta ao Bonfim em Cicloturismo, Porto
* 10h00: Passeio da Bicicleta e do Traje Antigo, Vila Nova de Famalicão
* 10h30: Taça de XCO da Madeira, Montado do Barreiro
* 14h00: 4º XCO de Paredes de Coura/Campeonato do Minho