Agenda de Ciclismo: Final da Taça de Portugal de Júniores em Oliveira...

Agenda de Ciclismo: Final da Taça de Portugal de Júniores em Oliveira do Bairro

43

A Taça de Portugal Liberty Seguros de Júniores termina no próximo fim-de-semana com uma jornada dupla em Oliveira do Bairro. O evento será ainda aproveitado para a ADoP fazer pedagogia da luta contra a dopagem junto dos júniores. Os corredores de elite e sub-23 competem nos tradicionais circuitos de verão.

A quinta e sexta provas da Taça de Portugal Liberty Seguros de Júniores disputam-se no Sábado e no Domingo, respectivamente. No primeiro dia os corredores vão pedalar ao longo de 129,8 quilómetros, desde a Zona Industrial de Vila Verde (12h00) até à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (15h00), com passagem pelos concelhos de Anadia, Vagos e Águeda. A sexta prova pontuável, com início às 16h00 de Domingo, será disputada em circuito, na freguesia da Mamarrosa, tendo uma distância total de 80 quilómetros.

A Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense chega à recta final da competição com total favoritismo, uma vez que conta com os três primeiros da geral: Daniel Viegas, 220 pontos; João Almeida, 207; e Tiago Antunes, 180. No entanto, com 150 pontos em disputa, a concorrência vai estar à espreita. André Carvalho (CC Avidos/Metalização A. Lemos), 160 pontos, Emanuel Rodrigues (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), 140, e Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), são os mais sérios pretendentes a quebrar a hegemonia bombarralense.

No Sábado, após a corrida da Taça, todos os júniores e directores desportivos irão participar numa acção pedagógica da Autoridade Antidopagem de Portugal e da Federação Portuguesa de Ciclismo, que visa apresentar aos corredores jovens e aos responsáveis das equipas a importância da luta contra a dopagem no desporto. O corredor profissional José Mendes estará presente no encontro, dando a perspectiva de um ciclista de elite sobre as obrigações e direitos dos ciclistas na luta contra a dopagem. À semelhança do que acontece com os júniores que competem no Campeonato do Mundo, só aqueles que participarem neste colóquio é que serão classificados na Taça de Portugal.

A tradicional época de circuitos de verão para as equipas continentais e de clube inicia-se já no dia 20. A primeira destas clássicas estivais é o Circuito de São Bernardo, que começa às 16h00 e levará os corredores a animarem Alcobaça numa corrida de 75 quilómetros.

No dia 23 é a vez do 74º Circuito da Malveira, corrida de 55 quilómetros, com início às 13h00, antecedendo o Festival de Pista da Malveira, marcado para as 15h00. No dia 24, o pelotão vai dividir-se entre o 55º Circuito de Nafarros, Sintra, às 15h00, e o Circuito da Moita, Marinha Grande, às 17h30.

Com o sul do país repleto de portugueses e de estrangeiros que aproveitam o bom tempo algarvio para descanso e diversão, a pista de BMX de Quarteira vai contribuir para a animação de verão no Algarve, recebendo, às 17h00 de Sábado, 22, o III Open Pro BMX.

Mais eventos oficiais

22 de Agosto
* 22h00: II Subida da Olaria, Vila Real

23 de Agosto
* 9h30: XII Clássica CPT Lamego – Serra das Meadas
* 9h30: XCO de Chança/Circuito do Norte Alentejano, Alter do Chão