Agenda (5 a 8 Outubro): Tavira e Santarém no centro das atenções

Agenda (5 a 8 Outubro): Tavira e Santarém no centro das atenções

Entre Sexta-feira e Domingo é a vez de Santarém se transformar na capital do ciclismo e das bicicletas, por ocasião do Festival Bike, no qual a Federação Portuguesa de Ciclismo terá uma presença forte, organizando sessões de autógrafos e diversos eventos velocipédicos.

44

Federação Portuguesa de CiclismoO pelotão de estrada nacional encontra-se na pista do Ginásio de Tavira, na Quinta-feira, para encerrar a época no Festival de Pista.

Entre Sexta-feira e Domingo é a vez de Santarém se transformar na capital do ciclismo e das bicicletas, por ocasião do Festival Bike, no qual a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) terá uma presença forte, organizando sessões de autógrafos e diversos eventos velocipédicos.

Aproveitando o feriado comemorativo da Implantação da República, o Festival de Pista de Tavira vai animar a tarde do dia 5 de Outubro, a partir das 15h00. Estarão presentes corredores das equipas continentais e de clube portuguesas, assim como ciclistas femininas.

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, recebe, de Sexta a Domingo, o Festival Bike. Além das últimas novidades em bicicletas, equipamentos, componentes, acessórios e tudo o que diz respeito à bicicleta e ao ciclismo, será uma oportunidade para participar em diferentes manifestações velocipédicas e para contactar com craques de diferentes vertentes e disciplinas da modalidade.

O espaço da Federação Portuguesa de Ciclismo, no átrio do CNEMA, será um ponto de encontro privilegiado para toda a família do ciclismo, acolhendo inúmeras actividades, incluindo a apresentação do Lisboa Granfondo e do Aldeias do Xisto Granfondo, e uma sessão de autógrafos, com David Rosa, Luís Costa, Maria Martins, Nelson Oliveira, Soraia Silva Telmo Pinão e Tiago Machado, na tarde de Domingo.

De entre as actividades promovidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo destaca-se o Passeio das Pontes, às 10h30 de Domingo. Será uma oportunidade para todos pedalarem ao longo de 23 quilómetros, com partida e chegada no CNEMA e passagem por Almeirim. As inscrições são gratuitas e garantem seguro, abastecimento e entrada no Festival Bike. Vão participar centenas de pessoas, estando as inscrições ainda a decorrer, na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet.

Durante toda a duração do Festival Bike a Federação Portuguesa de Ciclismo irá dinamizar um circuito de iniciação/escolas de ciclismo, onde todas as crianças poderão experimentar divertir-se sobre a bicicleta.

Mais eventos oficiais

5 de Outubro
* 9h00: Passeio do 91º Aniversário do Correio de Azeméis, Oliveira de Azeméis
* 9h00: Passeio de BTT Padeirinhas Sobre Rodas, Oliveira de Azeméis
* 10h00: XCO Urbano do Juncal, Porto de Mós
* 10h00: Subida da Serra da Gardunha/Rampa de Louriçal do Campo, Castelo Branco

7 de Outubro
* 9h00: Granfondo das Serras, CNEMA, Santarém
* 9h30: Maratona BTT do Festival Bike, CNEMA, Santarém
* 13h30: Desafio Downhill Festival Bike do Castelo à Vila, Alcanede, Santarém
* 14h30: Encontro de Escolas de BTT de Águeda

8 de Outubro
* 9h00: VII Rota BTT Rosa do Adro, Santa Maria da Feira
* 9h00: IX Maratona BTT Terras do Coa, Sabugal
* 9h00: Granfondo das Planícies, CNEMA, Santarém
* 9h00: Maratona BTT Brava Race, Fonte do Bispo, Ribeira Brava, Madeira
* 9h30: VIII BTT dos Gorazes, Mogadouro
* 9h30: 4ª Maratona BTT Berço do Alvarinho, Monção
* 9h30: Passeio BTT Rota dos Bifes 2017, Póvoa de Lanhoso
* 9h30: 7ª Rota Rosa do Adro, S. Bartolomeu, Aveiro
* 10h00: 1º Circuito Pedalar pela Vida, Oliveira do Bairro
* 12h30: XCO do Baixo Alentejo, Amoreiras, Odemira
* 13h00: 5º DHI de Sendim, Felgueiras
* 14h00: Troféu da Juventude, Festival Bike, Santarém
* 15h30: Taça de Setúbal de BMX Race