Agenda (28 a 30 Jul): Elite prepara Volta em Albergaria, júniores o...

Agenda (28 a 30 Jul): Elite prepara Volta em Albergaria, júniores o Europeu no Minho

A Volta a Albergaria, marcada para o próximo Domingo, é a última corrida antes do início da Volta a Portugal. Os júniores regressam à estrada duas semanas depois da Volta a Portugal da categoria, correndo, de 28 a 30 de Julho, o Grande Prémio do Minho

61

Federação Portuguesa de CiclismoO último fim-de-semana de Julho mantém a tendência para uma agenda velocipédica preenchida, em distintas vertentes, disciplinas e categorias etárias. A Volta a Albergaria-a-Velha para elite e sub-23, o Grande Prémio do Minho e a Taça de Portugal de Maratona, de Enduro e de Paraciclismo sobressaem no calendário.

A Volta a Albergaria, marcada para o próximo Domingo, é a última corrida antes do início da Volta a Portugal. Será o momento para acertar os últimos detalhes, na aproximação ao principal objectivo da época. As equipas de clube presentes, depois de já terem disputado a Volta a Portugal do Futuro, irão apresentar-se com menor pressão e talvez com maior liberdade para brilhar perante a elite. A corrida começa às 11h45 e os corredores terão pela frente 155,7 quilómetros.

O programa da Volta a Albergaria abre às 9h00 com a quarta etapa da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. É a primeira oportunidade para os paraciclistas competirem após a atribuição dos títulos nacionais, aproveitando o palco mais mediático de uma corrida profissional para que o esforço que desenvolvem seja aplaudido por um público mais numeroso.

Os júniores regressam à estrada duas semanas depois da Volta a Portugal da categoria, correndo, de 28 a 30 de Julho, o Grande Prémio do Minho. A histórica competição está de regresso para a 29ª edição, desta vez orientada para os novos talentos. São esperados 145 corredores, em representação de 16 equipas, seis das quais espanholas.

A primeira etapa terá 88,8 quilómetros com partida e chegada em Cabeceiras de Basto. Segue-se, no Sábado, uma etapa de 103 quilómetros, com início e final em Vieira do Minho. A prova termina com uma viagem de 106,1 quilómetros, que começa e termina em Melgaço.

Realizando-se na semana anterior ao Campeonato da Europa e atravessando uma região com sobe-e-desce permanente, o Grande Prémio do Minho advinha-se emocionante na luta pelas primeiras posições e uma oportunidade privilegiada para os convocados para o Europeu afinarem a forma com vista ao compromisso internacional.

A Taça de Portugal de Maratona BTT chega à quarta etapa no próximo Domingo. A corrida pontuável para o troféu é a Maratona BTT de Seia, em plena serra da Estrela. O percurso masculino de competição terá 90 quilómetros, estando reservados 75 mil metros para as femininas.

Terras de Bouro será palco, também no Domingo, da quarta prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro BTT, momento certo para que os recentes vencedores do Campeonato Nacional possam envergar em competição as camisolas conquistadas em Murça.



Mais eventos oficiais

28 a 30 de Julho
* 42ª Volta à Madeira em Bicicleta

29 de Julho
* 9h00: Trilho de Camilo Rumo aos Jesuítas em BTT, Vila Nova de Famalicão
* 20h30: Trofa Urban Race BTT

30 de Julho
* 7h30: Passeio Porto – Cerveira – Valença
* 9h00: 4.ª Prova do Campeonato Open de XCO da Maia, Silva Escura
* 9h30: VII BTT Sosense, Soza, Vagos