Agenda (24 a 27 Junho): Campeões serão conhecidos na Feira e em...

Agenda (24 a 27 Junho): Campeões serão conhecidos na Feira e em Gondomar

O Campeonato Nacional de Estrada para Elite e Sub-23 disputa-se no próximo fim-de-semana, dividindo-se entre Santa Maria da Feira, onde se realizam os contra-relógios, e Gondomar, que será palco das provas de fundo

50

Federação Portuguesa de CiclismoO Campeonato Nacional de Estrada para Elite e Sub-23 disputa-se no próximo fim-de-semana, dividindo-se entre Santa Maria da Feira, onde se realizam os contra-relógios, e Gondomar, que será palco das provas de fundo. Também neste fim-de-semana vão conhecer-se os campeões nacionais masters, em Reguengos de Monsaraz. Vinhais recebe o último Encontro Inter-Regional de Escolas da época.

Sexta-feira é o dia dedicado aos títulos nacionais de contra-relógio de sub-23 e de elite. Os mais jovens correm a partir das 11h00, tendo de percorrer 22,6 quilómetros, em redor do Europarque. O campeão em título, Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass) e Jorge Magalhães (Miranda/Mortágua) partilham o favoritismo, mas José Neves (LIberty Seguros/Carglass), campeão em 2015, também deve ser incluído no lote de maiores candidatos.

O contra-relógio de elite disputa-se a partir das 15h30 de Sexta-feira, tendo 33,9 quilómetros. Olhando à lista de corredores inscritos até ao momento, adivinha-se um duelo intenso entre Nelson Oliveira (Movistar Team), Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), Sérgio Paulinho (Efapel), José Mendes (Bora-hansgrohe) e Ricardo Vilela (Manzana Postobón).

O pelotão de sub-23 e de elite muda-se para Gondomar para a disputa das provas de fundo, que vão agitar a Cidade Europeia do Desporto no Sábado e no Domingo. Os primeiros a competir são os sub-23, que vão pedalar ao longo de 159,3 quilómetros, resultantes de nove voltas ao circuito, que começa a ser percorrido às 15h00.

A corrida de elite terá dez voltas e 177 quilómetros, disputando-se a partir das 11h30 de Domingo. O percurso, com partida e chegada na Avenida Dr. Mário Soares, será marcado pelo sobe-e-desce constante, estando a meta instalada numa recta de elevada inclinação. Espera-se que os corredores todo-o-terreno levem a melhor.

Tanto em elite como em sub-23, as provas de fundo serão a oportunidade para ver alguns emigrantes do ciclismo português e bater-se com as equipas nacionais.

Os masters e os corredores de elite que não integram equipas continentais nem de clube também vão lutar pelas camisolas de campeão nacional no próximo fim-de-semana, mas em Reguengos de Monsaraz. No Sábado, às 15h00, inicia-se o contra-relógio de 17,7 quilómetros.

A prova de fundo está marcada para as 11h00 de Domingo. Os elites amadores e os masters 30 vão percorrer 161,1 quilómetros, os masters 40 têm pela frente 129,6, os masters 50 vão pedalar o longo de 97,4 quilómetros e os masters 60 vão cumprir 65,7 quilómetros.

Vinhais recebe, no Domingo, o último Encontro Inter-Regional de Escolas desta temporada. A prova de BTT, que antecede o Encontro Nacional em duas semanas, realiza-se a partir das 10h00.

A cidade de Guimarães recebe, na manhã de Sábado, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, que juntará largas centenas de participantes. A partida será dada às 10h00 e as inscrições, ainda abertas, são gratuitas. Os participantes podem escolher entre o passeio e o mini-passeio, ambos de baixa dificuldade, ou pelo trilho de BTT.

Mais eventos oficiais

24 de Junho
* 15h30: Circuito de S. Pedro, Macedo de Cavaleiros

25 de Junho
* 9h00: Maratona BTT LAACAR, Aguada de Cima, Águeda
* 9h15: 4º Trilhos Sargento Mor de Vilar, Barcelos
* 10h00: Passeio de Cicloturismo da Freguesia de Caxarias
* 10h00: Cycling for Ataxia 2017, Caldas da Rainha
* 13h00: 3º DHI Moto Galos, S. Gonçalo, Barcelos

27 de Junho
* 19h00: 3ª Prova Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores