Agenda (13 a 18 Junho): Pelotão profissional regressa no GP ABIMOTA

Agenda (13 a 18 Junho): Pelotão profissional regressa no GP ABIMOTA

A região Centro será o ponto nevrálgico do GP ABIMOTA, uma das mais carismáticas competições do calendário português. A prova terá quatro etapas e um total de 639,6 quilómetros, iniciando-se em Proença-a-Nova para terminar em Águeda, sede da ABIMOTA

47

A 38ª edição do Grande Prémio ABIMOTA, na estrada entre 15 e 18 de Junho, é o próximo compromisso do pelotão profissional português. No BTT destaca-se a realização, no Domingo, do Campeonato Nacional de Downhill (DHI), em Tarouca, e, no mesmo dia, a quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que terá lugar na pista permanente do Centro Desportivo Nacional do Jamor.

A região Centro será o ponto nevrálgico do GP ABIMOTA, uma das mais carismáticas competições do calendário português. A prova terá quatro etapas e um total de 639,6 quilómetros, iniciando-se em Proença-a-Nova para terminar em Águeda, sede da ABIMOTA.

A primeira etapa, 147,5 quilómetros entre Proença-a-Nova e Belmonte, termina numa contagem de montanha de terceira categoria, em pleno Castelo de Belmonte. Ao segundo dia os corredores vão percorrer 144,4 quilómetros, entre Penamacor e o Sabugal.

A terceira etapa começa em Almeida e termina, depois de deixados para trás 171,2 quilómetros, em Manteigas. A tradição mantém-se e a quarta e última etapa tem meta instalada em Águeda, 176,4 quilómetros adiante da linha de partida, colocada em Gouveia.

Antes da chegada do pelotão do Grande Prémio ABIMOTA, Águeda recebe a terceira etapa da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, proporcionando aos corredores com deficiência um ambiente de festa para a sua competição.

Depois de, no fim-de-semana passado, termos ficado a conhecer os campeões nacionais de maratona, no próximo Domingo é a vez de serem entregues as camisolas de campeão noutra disciplina de BTT, o DHI.

O Campeonato Nacional de DHI vai juntar os melhores praticantes portugueses da especialidade em Tarouca. No Sábado realizam-se os treinos, mas é no Domingo que a temperatura vai subir. Às 11h00 inicia-se a descida de qualificação e às 14h00 arranca a decisiva manga final.

A Taça de Portugal de XCO, a disciplina olímpica de BTT, entra na fase decisiva com a disputa da quarta prova pontuável. A pista do Jamor, que se estreou, há um ano, com o Campeonato Nacional, volta a receber, no Domingo, um evento de impacto nacional.

As corridas arrancam às 9h00, com as provas de cadetes, masters e paraciclistas. As femininas e os júniores masculinos correm às 11h00. A aguardada prova de elite masculina tem tiro de partida previsto para as 14h30.

A Rinchoa, na freguesia de Rio de Mouro, Sintra, acolhe, a partir das 10h00 de Domingo, o Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT da Zona Centro/Sul. São esperados mais de 200 participantes para uma jornada que se antevê de grande animação.



Mais eventos oficiais

13 de Junho
* 20h00: Circuito Noturno de Ciclismo, Vila Real

15 de Junho
* 9h30: 7ª Maratona BTT Broa de Avintes, Avintes, Gaia
* 9h30: Raid BTT S. Miguel, Juncal, Porto de Mós
* 10h00: Encontro de Escolas AEBTTRIO, Rio de Mouro, Sintra
* 14h00: Downtown de Abrantes

17 de Junho
* 9h00: Campeonato Regional de Ciclismo de Estrada, S. Vicente, Madeira
* 11h30: 3ª Prova da Taça Regional de BMX Race de Setúbal, Bela Vista, Setúbal
* 14h00: 10º Troféu Carlos Carvalho, Pousada de Saramagos, Vila Nova de Famalicão
* 14h30: Passeio de Ciclismo para Todos, Fiães, Santa Maria da Feira
* 14h30: Encontro Regional de Escolas, Verdemilho, Aradas, Aveiro
* 15h00: Encontro Regional de Escolas, Macedo de Cavaleiros
* 15h00: 2º Circuito de Ciclismo da Vila de Maceira, Leiria
* 20h00: Tavira Bike Race

18 de Junho
* 9h00: VII Grande Prémio da Casa do Povo de Vermoim, Maia
* 9h00: 12ª Maratona BTT do Baixo Mondego, Abrunheira, Coimbra
* 9h00: 1º BTT Tributo a Tiago Peixoto, Caxarias, Ourém
* 9h00: 10ª Maratona BTT do Fundão – Rota da Cereja
* 9h30: Trilhos do Pastor em BTT, Macedo de Cavaleiros
* 9h30: Maratona BTT do Sudoeste, Odemira
* 13h00: 3º DHI Moto Galos, Facho, Barcelos
* 9h15: Maratona BTT Rota da Mamoa, Sangalhos, Anadia
* 9h30: 10º BTT de Boticas
* 9h30: Prémio de Ciclismo da Câmara Municipal de Setúbal