ACP volta a associar-se ao Cascais Classic Motorshow

ACP volta a associar-se ao Cascais Classic Motorshow

172

O Cascais Classic Motorshow é já um evento incontornável do panorama dos Automóveis Clássicos e o Automóvel Club de Portugal volta a associar-se à Câmara Municipal de Cascais numa edição onde duas das principais atracções serão o primeiro automóvel a ter entrado em Portugal e os dois protótipos Alfa Romeo Giulietta Spider.

O Cascais Classic Motorshow vai assim assinalar o 120º aniversário da chegada a Portugal do primeiro automóvel, o Panhard et Levassor que entrou no País em 1895 pela mão do Conde de Avilez. Ainda existe, pertence ao Automóvel Club de Portugal e vai estar em exposição no Hipódromo Manuel Possolo, no III Cascais Concurso de Elegância. Concurso este que será disputado por 50 automóveis e motos, verdadeiras jóias avaliadas em vários milhões de euros.

O que não deixará ninguém indiferente serão os dois Alfa Romeo Giulietta Spider: um protótipo (um dos dois exemplares produzidos) e um pré-série Pininfarina, ambos da colecção Lopresto, uma das mais prestigiadas a nível europeu. A exibição conjunta destes dois veículos é uma estreia mundial, uma vez que nunca estiveram expostos em conjunto.

Mas não é tudo, já que o evento contará também com momentos de maior acção, entre eles a prova de velocidade exclusiva para automóveis produzidos até 1924. Alguns ainda arrancam a manivela, mas nem por isso deixarão de disputar a prova com partida junto à Marina e denominada Quilómetro Lançado.

Já no Domingo, terá lugar um desfile de cerca de 500 veículos clássicos. Os mais de 600 clássicos estacionados na Marina de Cascais vão desfilar pela Marginal, partindo de Cascais e regressando à Marina, cerca de uma hora depois. A participação é aberta a todos os veículos clássicos estacionados no parqueamento gratuito para o efeito, na Marina de Cascais.

Destaque ainda para a partida da 3ª edição da 1000 Classic Portugal; este ano, a prestigiada maratona de estrada, 1000 Classic Portugal, parte de Cascais, no Domingo (dia 30), às 13h00 e termina no Caramulo Motorfestival, numa associação inédita dos três eventos.

O Cascais Classic Motorshow desenrola-se em diversos espaços.

* Concurso de preservação e restauro (III Cascais Concurso de Elegância): Hipódromo Manuel Possolo.
* Concentração de clássicos: Marina de Cascais.
* Parque dos automóveis que vão disputar o Quilómetro Lançado: junto ao Hipódromo Manuel Possolo
* Expositores e tenda de Automobilia: Parque Marechal Carmona.

Programa

Sexta-feira (28 de Agosto)
* 9h00 – 19h00 Montagens

Sábado (29)
* 09h00 – Abertura do estacionamento para clássicos na Marina
* 10h00 – Abertura ao público do Hipódromo e do Parque Marechal Carmona
* 10h30/12h00 – Desfile de todos os automóveis que vão participar do Concurso de Elegância no recinto do Hipódromo Manuel Possolo
* 12h00/18h30 – Avaliação dos veículos pelo júri
* 14h30 – Desfiles temáticos no traçado do antigo Circuito de Cascais
* 16h00 – Quilómetro lançado de Cascais
* 19h30 – Encerramento ao público Hipódromo e do Parque Marechal Carmona

Domingo (30)
* 09h00 – Abertura do estacionamento para clássicos na Marina
* 10h00 – Abertura ao público do Hipódromo e do Parque Marechal Carmona
* 11h00/12h30 – Grande desfile de veículos clássicos pela Estrada Marginal, com partida e chegada à Marina de Cascais
* 13h00 – Partida para a 1000 Classic Portugal
* 15h30/18h00 – Cerimónia de entrega de prémios do III Concurso de Elegância de Cascais e encerramento do evento