Liga NOS: Sporting perde jogo com o União e a liderança da...

Liga NOS: Sporting perde jogo com o União e a liderança da competição

31

O Sporting perdeu com o União da Madeira por 1-0, em encontro a contar para a 14ª Jornada da Liga NOS 2015/2016, disputado este Domingo no Estádio da Madeira, na Choupana.

Depois da derrota com o Sp. Braga para a Taça de Portugal, a meio da semana, o Sporting queria regressar às vitórias, e Jorge Jesus operou uma mini-revolução, colocando Ricardo Esgaio, Naldo, Gelson Martins e Fredy Montero no “onze” inicial.

As alterações não tiveram o efeito desejado, pois os “leões” entraram em campo de forma lenta, pouco organizados e sem conseguir construir jogadas com cabeça, tronco e membros.

Do outro lado, o técnico Luís Norton de Matos já sabia qual era a estratégia que tinha de utilizar para travar um “grande” do futebol português (tinha empatado com o Benfica na passada 3ª Feira) e montou a sua equipa neste sentido.

A meio da primeira parte, o Sporting acalmou, começou a assentar o seu jogo, mas não conseguia marcar o tão desejado golo, para desespero de Jorge Jesus, que dava indicações sem parar.

Até ao intervalo, o União da Madeira conseguiu “levar a água ao seu moinho” e segurou o nulo, graças a uma equipa combativa, forte, determinada e com a lição muito bem estudada.

Na segunda metade, o Sporting apareceu mais fraco (a “batalha” de Braga já estava a provocar estragos a nível físico) e Luís Norton de Matos optou por lançar um elemento para o ataque (Danilo Dias), assumindo um grande risco.

No entanto, aos 69 minutos, o substituto de Cádiz recebe um excelente passe de Paulinho e atira para o fundo da baliza do desamparado Rui Patrício, que não teve a protecção da sua defesa.

A perder, o técnico Jorge Jesus lançou Tanaka, Matheus Pereira e Alberto Aquilani, e o Sporting melhorou bastante, carregando no acelerador à procura do golo da igualdade.

Pelo trabalho desenvolvido nos últimos 20 minutos, o Sporting merecia sair da Madeira com 1 ponto, mas André Moreira também não merecia ser batido, pois foi uma autêntica “muralha”, defendeu tudo o que tinha que defender e teve o merecido prémio, após o apito final do árbitro Vasco Santos.

Com a derrota, e a vitória do FC Porto frente à Académica, o Sporting desce para a 2ª posição e fica a 1 ponto da liderança, mostrando mais uma vez que a época natalícia não é boa para os lados de Alvalade.

Já o União, com o triunfo, sobe para o 14º lugar, com os mesmos pontos do Moreirense e a 7 pontos dos lugares que dão acesso às provas europeias, mostrando que em poucas jornadas tudo pode mudar e que uma equipa que todos consideram “condenada” pode ressurgir forte e subir na tabela classificativa.