Nomes Curiosos: De Tonel a Bebé, passando por 2 estrangeiros

Nomes Curiosos: De Tonel a Bebé, passando por 2 estrangeiros

292

Na semana que agora termina não houve nenhum adepto de Futebol que não pronunciasse o nome de Tonel, jogador que esteve envolvido em polémica por ter provocado o penalty com que o Sporting venceu o Belenenses (1-0), em encontro a contar para a 11ª Jornada da Liga NOS.

Desde falta propositada (por já ter sido jogador do Sporting) até falta de profissionalismo, os adeptos rivais (principalmente os do Benfica) criticaram duramente o defesa “azul”.

O dirigente Rui Gomes da Silva, até disse no programa desportivo “O Dia Seguinte” (SIC Notícias), onde é comentador residente, que se ele fosse Presidente do Belenenses, o jogador “nunca mais jogava” no clube.

As últimas notícias da polémica dão destaque à intervenção de Jorge Jesus, que chamou de “estupidez” as críticas feitas a Tonel, depois de Dias Ferreira ter dito que criticar Tonel foi “uma canalhice”.

Este pequeno resumo mostra que muita gente conhecesse e fala sobre Tonel, mas o que muitos podem não saber é que este “nome de guerra” foi baseado nos dois nomes do atleta, que na vida civil chama-se António (To) Leonel (nel).

Para além de Tonel existem outros jogadores que arranjaram os seus nomes futebolísticos devido a histórias curiosas, como por exemplo Deco, que explicou que o nome foi lhe dado pela irmã, por ele ser pequeno (ou um Dequinho, como chamam no Brasil).

Já que falamos de histórias curiosas, convém não esquecer que Ukra é português, mas tem este nome porque quando era jovem os colegas, no FC Porto, pensavam que ele era ucraniano, por ser alto e loiro, numa altura em que a comunidade ucraniana era bastante numerosa em Portugal.

Ainda em relação a nomes curiosos, não nos podemos esquecer dos Bebés, que começaram a jogar futebol desde as escolinhas, e por isso ficaram com este nome que já deu algumas confusões, principalmente ao mais mediático (Tiago Correia, jogador do Rayo Vellacano).

Quando estava no Benfica, o técnico Jorge Jesus recusou chamar Tiago de Bebé, pois não se sentia bem em chamar bebé a um jogador que tem 1,90 metros de altura e 85 Kg de peso.

No Futsal, também existem alguns Bebés, sendo o guarda-redes do Benfica o mais conhecido; o jogador de 32 anos chama-se Euclides Gomes Vaz, mas usa esta “alcunha” desde que lhe foi dada, ou seja, desde o início da sua carreira.

No “mundo do Futsal” há outro nome curioso, mas este ligado ao Sporting: trata-se de Caio Japa, que tem este nome por ser descendente de japoneses, apesar de ter nascido no Brasil.

Como vê, há bastantes nomes curiosos no mundo futebolístico, mas há 2 que saltam à vista de qualquer adepto mais atento; no entanto, como os nomes dos jogadores são ofensivos na Língua de Camões, iremos publicar apenas o primeiro nome e o clube onde jogam actualmente; o resto o leitor pode pesquisar na Internet ou numa enciclopédia de Futebol.

Trata-se de Lukasz, guarda-redes do Formacja Port, clube polaco que milita na Liga Dolnos-Lubusk (III Divisão da Polónia) e de Sandro, médio dos austríacos do Wildon, irmão de Marco e filho de Franco, respectivamente jogador e treinador do Sturm Graz.