4H do Estoril 2016: A festa de Le Mans está de volta...

4H do Estoril 2016: A festa de Le Mans está de volta a Portugal

As 4H do Estoril 2016 voltam a apostar fortemente na parte lúdica. Quem for ao Estoril encontrará um ambiente de festa para que todos se possam sentir VIP.

1323

O cenário das 24 Horas de Le Mans, a mais importante prova de resistência a nível Mundial, regressa pelo terceiro ano a Portugal com as 4 Horas do Estoril, prova de encerramento do European Le Mans Series (ELMS), que terá lugar de 21 a 23 de Outubro. Como sempre, a ligação entre o público e o evento é prioritária: mais que ver uma corrida, é vontade dos promotores que o espectador viva uma experiência completa e em família.

Como sempre, haverá a possibilidade de festejar os possíveis feitos dos pilotos portugueses, estando confirmadas as presenças de Henrique Chaves na Eurocup Fórmula Renault 2.0, de Miguel Ramos na Renault Sport Trophy e de Filipe Barreiros no Michelin GT3 Le Mans Cup, todos eles com reais possibilidades de pódios nas corridas em que participam. Na prova rainha do evento (ELMS), Portugal estará representado pela equipa Algarve Pro Racing.

ELMS – Conceito ganhador

No quarto ano do actual formato, ELMS prossegue a subida em dimensão e importância, com mais provas em cada evento, uma grelha com 40 viaturas e uma sexta jornada incluída no calendário, sendo que os fins-de semana passam a ter três dias de treinos e corridas, de Sexta-feira a Domingo.

Este ano estão inscritos na classe principal (LMP2) 14 concorrentes de bom nível, quase todos candidatos ao triunfo em cada prova. Mas a grande novidade em 2016 passa pelo franco crescimento da classe LMP3, estreada no ano transacto. O sucesso da mesma, com listas de inscritos a tocar as duas dezenas de concorrentes, fez com que houvesse necessidade de reduzir de duas para uma as classes destinadas aos GT. Os LM GTE mantiveram-se na grelha do ELMS, mas os GTC passaram a disputar uma competição própria, denominada Michelin GT3 Le Mans Cup, cuja final será realizada no Autódromo do Estoril, no fim-de-semana das 4 Horas.

As novidades não ficam por aqui. Numa aliança com a Renault, que ajuda também a aumentar a promoção de cada jornada, as provas do ELMS passaram a contar com corridas para os monologares da Eurocup Fórmula Renault 2.0 e o Renault Sport Trophy, destinado aos Renault Sport R.S. 01.

Ponto da situação do ELMS a meio da época

O campeonato ELMS de 2016 tem sido muito disputado, com dois vencedores diferentes mas muitos candidatos aos primeiros lugares. Neste momento, após a terceira prova da época (Red Bull Ring, na Áustria) a classe principal LMP2 é liderada pela equipa G-Drive, vencedora em Silverstone e que terminou todas as corridas no pódio. Na realidade, trata-se da bem conhecida Jota Sport, onde o português Filipe Albuquerque correu em 2014 e 2015, agora com as cores dos combustíveis russos G-Drive a decorarem o eterno Gibson 015S Nissan.

No segundo posto segue a equipa Thiriet by TDS Racing, vencedora das duas últimas provas com o competitivo Oreca 05 Nissan. O terceiro lugar pertence ao BR01 Nissan da SMP Racing, com os russos a conseguirem um segundo e dois quartos lugares. A equipa lusa Algarve Pro Racing coloca o Ligier JS P2 Nissan no 10º posto da classe LMP2, sendo o quinto posto no Red Bull Ring o melhor resultado.

Na classe LMP3, os americanos da United Autosports ganharam sempre com o Ligier JS P3, sendo seguidos dos franceses da Duqueine Engeneering e dos britânicos da 360 Racing. Por fim, nos LM GTE o campeonato está ao rubro, com três vencedores diferentes de três marcas em igual número de provas. Quem lidera é o Ferrari da AT Racing, que ainda não venceu mas acabou sempre no pódio.

A festa do Estoril

As 4 Horas do Estoril de 2016 voltam a apostar fortemente na parte lúdica. O espectador que for ao Estoril irá encontrar um ambiente de festa pensada para que todos se possam sentir VIP.

Tal como nas duas anteriores edições, haverá entrada gratuita para as bancadas e um bilhete de ‘paddock’ ao preço simbólico de 10€ para os três dias à venda na Ticketline e lugares habituais. A experiência do ‘pit-walk’ no Domingo com a presença de todos os pilotos é sempre um ‘must’ no evento. Os transportes para o autódromo serão facilitados, com preços especiais para quem opte pelo comboio e autocarro.

No autódromo, além do grande evento desportivo, os espectadores irão encontrar diversas exposições, incluindo o Museu do Ar e veículos da GNR, a habitual feira sob a Bancada A, animações, arte, ‘Steampunks’, encontros de carros e motos clássicas e, detalhe importante, um reforço na área da alimentação e bebidas. Tudo para as 4 Horas do Estoril sejam um evento inesquecível, a melhor edição de sempre do ELMS.