250 Km Estoril 2016: Última corrida do ano do Iberian Historic Endurance

250 Km Estoril 2016: Última corrida do ano do Iberian Historic Endurance

Com grelha preenchida e ecléctica, a partida evoca Le Mans e provas de resistência do Estoril. Prova ao anoitecer é desafio extra para amantes dos clássicos

146

O Iberian Historic Endurance volta a apresentar lotação esgotada, desta vez na última corrida do ano, no Autódromo do Estoril, no dia 26 de Novembro. Mais de meia centena de equipas provenientes de vários países europeus transformam este desafio de 250 quilómetros numa autêntica celebração. A edição deste ano tem o atractivo suplementar de homenagear um dos grandes nomes da história do desporto automóvel em Portugal, António Peixinho.

No Sábado, dia 23 de Novembro, o Circuito Estoril vai engalanar-se para receber os 250 KM do Iberian Historic Endurance, a última ronda deste exclusivo campeonato, que volta a reunir mais de 50 formações, a maioria proveniente do estrangeiro. Esta começa a ser uma grande corrida internacional. Antecipa-se novo sucesso à semelhança do que aconteceu no mês passado, no Algarve Classic Festival.

A riqueza da grelha desta competição mede-se não só no número de automóveis, como na sua variedade. Entre as mais de 5 dezenas de automóveis estão representados mais de 15 construtores. A qualidade da competição fez com que quem competiu nas edições anteriores decidisse voltar.

São muitos os nomes repetentes. Destaque para os que já venceram os 250 Km do Estoril. São os casos de Sousa Coutinho e Sousa Ribeiro, que desta vez competem separados; de Mira Gomes e Teves Costa, que participam ao volante de um Lotus 7; e também de Nolte/Stippler, dupla germânica que regressa ao Estoril com o Bizarrini GT5300.

O Iberian Historic Endurance volta a prestar homenagem a figuras importantes do desporto automóvel nacional. Depois do emocionante momento que aconteceu com o tributo a Carlos Gaspar, em Braga, é a vez de agradecer tudo o que António Peixinho fez pela modalidade enquanto piloto. Haverá dois momentos importantes nesta celebração. A partida, que será ao estilo Le Mans, e o jantar de final de ano.

Diogo Ferrão, da organização, não esconde a satisfação por voltar a ter ‘casa cheia’.

“Os 250 Km do Estoril do Iberian Historic Endurance são um dos momentos altos do ano. Não só por toda a simbologia e todo o significado da corrida propriamente dita, como pelo encontro de amigos que se transforma este fim-de-semana. Ficamos muito contentes por ver este evento tornar-se numa referência na Península Ibérica; à medida que os anos passam, o ‘passa palavra’ significa que recebemos cada vez mais carros internacionais. Ter todas estas comitivas e os preciosos automóveis que competem, só nos pode deixar entusiasmados com a certeza que vale a pena ir ao Estoril para ver este espectáculo”, afirmou.

Horário Iberian Historic Endurance

Sábado, dia 26 de Novembro
* 11h20 – 12h20 – Qualificação
* 16h00 – 18h00 – Corrida