24 Horas TT Fronteira 2016: Pedro Dias da Silva na pole do...

24 Horas TT Fronteira 2016: Pedro Dias da Silva na pole do Desafio Total Mazda

Pedro Dias da Silva, acompanhado por Pedro Clarimundo, José Janela, Mário Castro e Vítor Jesus, foi o mais rápido, com a marca de 11m32,79s.

129

Abriram esta tarde as hostilidades nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, derradeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda e que conta com seis Mazda Proto na luta por ‘um lugar ao sol’ naquela que é a mais longa e mais dura jornada de TT disputada em solo nacional. Durante esta tarde tiveram lugar as qualificações, disputadas sob condições meteorológicas muito instáveis e com um frio gélido.

Pedro Dias da Silva, que se apresenta em Fronteira acompanhado por Pedro Clarimundo, José Janela, Mário Castro e Vítor Jesus, foi o mais rápido entre os pilotos do Desafio Total Mazda, com a marca de 11m32,79s, alcançando ainda o 18º lugar à geral entre as oitenta e duas equipas presentes.

“Andei com muita calma, tentando poupar o carro. Não havia necessidade de correr riscos. O carro está óptimo e espero que a estratégia que delineámos seja a melhor e que nos permita alcançar os nossos objectivos. Tenho uma excelente equipa, da qual fazem parte pilotos e navegadores muito experientes. Espero que sejam trunfos a meu favor…”, esclarecia no final da sessão Pedro Dias Silva, que é o segundo piloto mais pontuado do Desafio após quatro provas, a 10 pontos de Etelvino Carvalho.

Na segunda posição entre os Mazda do Desafio, Etelvino Carvalho chega a Fronteira na frente do Desafio, mas com uma magra vantagem… O piloto alentejano convidou para esta aventura dois dos seus habituais adversários do Desafio, Jorge Cardoso e Bruno Rodrigues, e ainda Marco Cardoso. Etelvino Carvalho foi, na sua melhor volta, cerca de 16 segundos mais lento que Pedro Dias da Silva.

Aproximadamente 11 segundos atrás surgiu o CX-5 Proto liderado por Rui Lopes, sendo que o tempo nos treinos foi realizado pelo regressado Durval Costa, ele que, a par de Luís Ferreira e Paulo Navalhinhas, formam o quarteto que rubricou a terceira melhor marca entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda aqui em Fronteira.

João Rato, vencedor do Desafio em 2011, 2012 e 2015, foi o quarto melhor hoje em Fronteira, ele que além de Vítor Caeiro, João Peraboa e André Carita, tem na sua equipa o Campeão Nacional de Quads, Roberto Borrego.

A encerrar o lote dos Mazda do Desafio, ficaram João Pais – com José Santos/Luís Silva/Carlos Pacheco – e Tiago Avelar – com Paulo Gomes, Miguel Sardo, Henrique Menezes e Joel Lutas, respectivamente quinto e sexto classificados.

Amanhã o dia arranca com a formação da grelha de partida, pelas 12h15, estando a partida da prova levada a cabo pelo ACP e que encerra a temporada nacional de TT agendada para as 14 Horas, tendo transmissão integral em directo no canal do ACP em https://www.youtube.com/user/acpmotorsport

Classificação dos Treinos Cronometrados – Desafio Total Mazda 2016 – Fronteira

1º Pedro Dias Silva/Victor Jesus/José Janela/Pedro Clarimundo/Mário Castro, 11m32,79s
2º Etelvino Carvalho/Bruno Rodrigues/Jorge Cardoso/Marco Cardoso, 11m48,29s
3º Rui Lopes/Paulo Navalhinhas/Durval Costa/Luís Ferreira, 11m59,14s
4º Vítor Caeiro/João Peraboa/André Carita/Roberto Borrego/João Rato, a 12m15,40s
5º João Pais/José Santos/Luís Silva/Carlos Pacheco, 12m57,77s
6º Tiago Avelar/Paulo Gomes/Miguel Sardo/Henrique Menezes/Joel Lutas, 12m58,95s